|  (62) 3541-0849
 

Blog


Causada por estresse e ansiedade, DTM é considerada a doença da modernidade

Causados muitas vezes por estresse e ansiedade, os casos de disfunção nas articulações mandibulares já atingem quase 40% da população e é considerada uma doença da modernidade.


Publicado em 17 Fevereiro 2016

Compartilhe:      

 

A Disfunção Temporomandibular (DTM) é uma alteração funcional da articulação que liga a mandíbula (queixo) ao crânio (têmpora) – a Articulação Temporomandibular (ATM). Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos mandibulares. O principal indicativo de uma alteração na ATM é o estalido (clique) normalmente acompanhado de dor que se manifesta na cabeça, face, pescoço e região dos olhos e dentes.

Entre as faces articulares dos ossos que compõe a ATM (osso temporal e côndilo da mandíbula), existe uma estrutura fibrocartilaginosa chamada disco articular, cujas principais funções são amortecer e amoldar as superfícies ósseas incongruentes da articulação, evitando traumas e desgastes prematuros. Quando o disco articular se desloca de sua posição fisiológica, acontece o estalido (clique), notado nos movimentos mandibulares, tais como: falar, mastigar, cantar, bocejar, etc. O estalido, por si só, já traduz problemas na ATM.

As disfunções da ATM podem ainda resultar em dores de cabeça, que em geral, não são propriamente da cabeça, mas sim nos músculos que a envolvem. Posições posturais viciosas, relacionamento dental inadequado, apertamento e/ou ranger dos dentes, associados ao “stress”, normalmente culminam em quadros crônicos de dores nos músculos da face, cabeça e pescoço.

 

 

O estresse e a ansiedade geram a descarga em nosso corpo de substâncias que atuam como estimulantes para tensão muscular, ativação do sistema nervoso e do sistema de secreção (endócrino), o que leva o individuo a ter certas reações, como o apertamento dos dentes que é muito comum nessa condição de estresse e uma das causas mais frequentes de dores musculares na face e na articulação. A proximidade entre a ATM e o ouvido pode ocasionalmente confundir o paciente sobre o local da origem da dor, sugerindo uma dor de ouvido quando na verdade a dor é na ATM.

A principal causa da disfunção da ATM, acredita-se ser a maloclusão (relacionamento inadequado entre os dentes da maxila e mandíbula) associada ao stress, hábitos parafuncionais ou algumas doenças sistêmicas capazes de contribuir, modificar ou perpetuar o seu aparecimento. Contudo, sabe-se que a ordem dos fatores principais e secundários pode alterar-se. O tratamento indicado para as articulações Temporomandibulares visa promover uma oclusão dentária que permita um bom relacionamento entre as estruturas da ATM e remover os fatores que possam estar associados ao problema.

A disfunção temporomandibular é uma doença, que depois de instalada, é quase sempre progressiva. O que não se consegue determinar com exatidão é a sua velocidade de progressão e as suas consequências, assim como o prognóstico do tratamento. O ideal é o tratamento precoce, melhorando as soluções e os resultados.

Entre as doenças das últimas décadas, está a disfunção nas articulações temporomandibulares (DTM). Uma das suas características é a ligação ao agitado modo de vida moderno — ansiedade, estresse e tensão estão diretamente relacionados a ela e podem ser o estopim para grande incômodos, como dores, estalos na mandíbula e, em casos extremos, impossibilidade de abrir ou fechar a boca.

A disfunção da ATM apresenta muitos sinais e sintomas. É difícil saber com certeza se você tem DTM, porque um destes sintomas ou todos eles podem estar presentes também em outros problemas. Somente um cirurgião dentista especialista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico preciso, através de uma avaliação médica e dentária completa, exames clínicos e de radiografias adequadas.


 

Quer saber mais sobre este e outros tratamentos?

Ligue (62) 3541-0849 e agende sua avaliação.

Ou se preferir, fale com a nossa equipe de atendimento pelo WhatsApp (62) 99439-2955.

Venha para a CDE Odontologia. A melhor clínica odontológica de Goiânia.

 


 

 

DR. LEONARDO CAMARGO
CRO 7051
Especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial. Cirurgia Oral, Cirurgia Ortognática e Estética, Traumatismos Faciais, Tumores do Rosto e do Pescoço, Implantodontia, Patologia Bucal, Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial

 

CONVÊNIOS: Ipasgo / Unimed 

 

 



(62) 3541-0849

Av. Deputado Jamel Cecílio, N? 2.496 - Sl. B13, Edifício New Business Style - CEP 74810-100, Jardim Goiás
Goiânia - GO

atendimento@cdeodontologia.com.br

© 2022 - CDE Odontologia

Produção