(62) 3541-0849  |  (62) 98411-2718

Blog


Por que pessoas com mau hálito, geralmente, não percebem o problema?

Na maioria das vezes, quem tem não consegue sentir, mas as outras pessoas que estão a sua volta sim. Descubra por que não conseguimos perceber o mau hálito


Publicado em 09 Outubro 2017

Compartilhe:      

 

 

POR QUE ALGUÉM COM MAU HÁLITO NÃO PERCEBE SUA CONDIÇÃO?

Não sentir o mau cheiro do próprio hálito é uma situação bastante comum. Isso ocorre devido a um processo fisiológico de adaptação chamado Fadiga Olfatória. As células do nosso olfato rapidamente se acostumam a um odor, e se ele for constante, deixamos de senti-lo para assim perceber novos cheiros. Essa é uma característica universal dos seres humanos. Um exemplo fácil de perceber isso é quando você utiliza um perfume e, em poucos minutos, enquanto os amigos sempre comentam o quanto você está super cheiroso, você já deixou de reparar no aroma porque se adaptou a ele. Faz sentido, né?

OUTRAS MANEIRAS DE PERCEBER O PROBLEMA

Se você não notar que está com mau hálito pelo cheiro, é possível perceber de outras maneiras. Existem alguns indícios, mas que não são 100% confiáveis. A boca amarga, a presença de saburra lingual (placa esbranquiçada que se forma no fundo da língua) e o sangramento gengival são exemplos de que o mau hálito pode estar presente. De qualquer forma, é sempre bom pedir ajuda de alguma pessoa mais próximo para checar o odor regularmente.

 

 

COMO AJUDAR ALGUÉM COM MAU HÁLITO?

Com atitudes simples podemos ajudar um amigo que está com mau hálito. Faça perguntas simples como "comeu algo diferente hoje?", essa é uma forma bem sutil de criar uma abertura para o assunto. Outra maneira é adotar a psicologia reversa e perguntar à pessoa se você está com mau hálito. As chances dela te questionar são grandes e você vai conseguir, finalmente, falar a verdade.

O PROFISSIONAL TAMBÉM PODE COLABORAR

O próprio dentista também pode ajudar. Através de um exame ele consegue perceber o mau cheiro e se não for relacionado a nenhuma doença, o especialista pode indicar novas técnicas de escovação. Lembre-se que a higiene bucal é a melhor forma de se combater a halitose! Existem formas bem simples de fazer isso, como escovar a língua da maneira correta ou passar o fio dental entre todos os dentes. Dessa forma fica mais fácil a pessoa tratar o problema. Mau hálito não significa apenas que você comeu alguma coisa muito temperada, o cheiro pode ser sintoma de algum problema bucal. Seja bacana e ajude uma pessoa a descobrir!

 

MAS AFINAL, COMO EU POSSO PREVENIR O MAU HÁLITO?

  • - Realize diariamente, após as refeições, uma boa higienização dos dentes com o uso do fio-dental e escova macia
  • - Para portadores de doenças da gengiva doença periodontal e gengivite ou para quem usa aparelho ortodôntico ou próteses recomenda-se a utilização de escovas especiais e técnica de escovação especializada.
  • - Fazer a limpeza da língua delicadamente
  • - Tomar no mínimo 2 litros de líquido diariamente, pois isso aumenta a produção de saliva e hidrata o organismo e a boca, prevenindo a formação de placa bacteriana.
  • - Não utilizar enxaguatórios bucais com álcool, que ressecam a boca e induzem a formação de placa bacteriana.
  • - Controlar seu nível de estresse com alimentação saudável, exercícios físicos regulares e uma rotina de lazer e/ou relaxamento.
  • - Evitar o consumo excessivo de alimentos que possam alterar o odor do hálito (alimentos odoríferos).

 

Esse é assunto sério e delicado, a melhor opção sempre é recorrer a ajuda de profissionais qualificados que sabem como tratar permanentemente esse problema.

 

Fonte: sorrisologia.com.br


(62) 3541-0849
(62) 98411-2718

Av. Deputado Jamel Cecílio, Nº 2.496 - Sl. B13, Edifício New Business Style - CEP 74810-100, Jardim Goiás
Goiânia - GO

[email protected]


Redes Sociais  
© 2019 - CDE Odontologia

Produção