(62) 3541-0849  |  (62) 98411-2718

Área do Paciente


Pré-Operatório: Orientações para pacientes submetidos a cirurgia bucal sob anestesia geral ou sedação no hospital

Os pacientes e seus familiares também podem fazer sua parte para garantir a segurança de um procedimento cirúrgico. Veja as recomendações a seguir e saiba como colaborar para aumentar sua segurança e, em especial, evitar a ocorrência de infecção pós-operatória


Publicado em 01 Agosto 2017

Compartilhe:      

 

ANTES DA CIRURGIA

Boa alimentação: É fundamental o paciente estar bem nutrido, pois a anemia e a falta de vitaminas podem atrapalhar a cicatrização. Sendo assim, uma alimentação balanceada e rica em vegetais e carne é o ideal para uma boa nutrição.

Infecções prévias: Comunique ao cirurgião, antes da cirurgia, se estiver com alguma infecção (furúnculo, foliculite, sinusite, dor de garganta, infecção urinária ou gripe, por exemplo).

Cigarro: Deixe de fumar um mês antes da cirurgia. O fumo pode prejudicar a cicatrização.

Bebidas Alcoólicas: Recomenda-se não ingerir bebidas alcoólicas no mínimo 03 dias antes e 10 dias após a cirurgia (período relativo a cicatrização e a ingestão de medicamentos pós-operatórios).

Medicamentos: Os medicamentos de uso continuo não devem ser suspensos sem autorização do cirurgião dentista ou médico responsável (remédios para pressão, tireoide ou calmante por exemplo). Se fizer uso regular anticoagulantes, medicamentos para osteoporose ou para emagrecer, comunique o profissional responsável com pelo menos uma semana de antecedência para obter as informações devidas.

 

 

Alergia: Comunicar com antecedência ao profissional se for portador de qualquer tipo de alergia.

Marca-passo: O paciente deverá comunicar ao profissional com antecedência se portador deste aparelho.

Stress: Tarefas estressantes deverão ser evitadas na véspera e no dia da cirurgia. Recomenda-se dormir cedo na noite anterior à cirurgia.

Particularidades: Informe sobre suas necessidades especiais no momento da internação. A equipe de profissionais da CDE Odontologia fará o possível para atendê-las.

 

NO DIA DA CIRURGIA


Horário: Para que a cirurgia possa ser preparada corretamente, a equipe cirúrgica da CDE pede aos pacientes e acompanhantes que cheguem ao local da operação no horário marcado para que possamos recebê-los e atendê-los com tranquilidade.

 

 

Alimentação: O jejum pré-operatório é um fator importante na garantia da segurança de qualquer anestesia. Assim, solicitamos jejum de 8 horas para alimentos sólidos ou leite.

Medicamentos: Caso faça uso de alguma medicação para pressão, tireoide ou calmante, deverá mantê-la até o dia da cirurgia e tomá-lo com 5ml de água. (medida de um copinho de café). 2 horas antes.

Acompanhante: Venha sempre acompanhado para a cirurgia de pessoa adulta. Este deve permanecer com você até o momento da alta e o acompanhará após a cirurgia à sua residência. Sendo o paciente menor de idade deverá esse se fazer acompanhar dos pais ou de um responsável. Solicitamos ainda que, durante a cirurgia, o acompanhante permaneça na sala de recepção da CDE.

Vestuário: Traga roupas confortáveis e fáceis de vestir.

Exames: Traga os exames laboratoriais e radiográficos relacionado ao seu tratamento, caso esteja de posse dos mesmos. Solicitamos que preferencialmente, estes exames sejam entregues na CDE até 48 horas antes da cirurgia.

Objetos pessoais: Pertences como bolsas, relógios, pulseiras, celulares, óculos e demais itens pessoais sejam deixados em casa ou com o acompanhante.

Higiene: Escove os dentes e passe fio dental 1 hora antes do procedimento. Lave bem o rosto com água e sabão.

 

 

Contatos: Deixe sempre um telefone para que a equipe assistência possa entrar em contato.

 

ENCAMINHAMENTOS PARA A CIRURGIA


O paciente será encaminhado a sala pré-operatória cerca de 40 minutos antes do procedimento agendado para que a equipe cirúrgica possa:

Preencher a ficha cirúrgica;
Medir a pressão arterial;
Administrar os medicamentos necessários;
Montar a sala de cirurgia, conferir novamente o instrumental, material e equipamentos definidos no planejamento;
Realizar outros procedimentos ou exames que julgar necessário.

Tudo pronto, o paciente será transferido da sala pré-operatória para sala de cirurgia. O atendimento a todas estas recomendações garante o bem-estar do paciente durante o procedimento e são fundamentais para o sucesso do seu tratamento. 

 

 

Dr. Auriones D´Avila
Especialista em Implantodontia
CRO/GO 7051 
[email protected]

Dr. Leonardo Camargo
Cirurgião Bucomaxilofacial e Especialista em Implantodontia
CRO/GO 7051 
(62)985542716


(62) 3541-0849
(62) 98411-2718

Av. Deputado Jamel Cecílio, Nº 2.496 - Sl. B13, Edifício New Business Style - CEP 74810-100, Jardim Goiás
Goiânia - GO

[email protected]


Redes Sociais  
© 2019 - CDE Odontologia

Produção