(62) 3541-0849  |  (62) 98411-2718

Área do Paciente


Pós-Operatório: Saiba que cuidados tomar após cirurgia odontológica

Se você passou por uma cirurgia odontológica, por mais que os procedimentos possam parecer simples, é importante lembrar que o pleno restabelecimento da cirurgia depende também dos seus cuidados e da sua participação. Siga as recomendações abaixo para que a recuperação e os resultados da cirurgia sejam os mais positivos possível.


Publicado em 01 Janeiro 2019

Compartilhe:      

 

Inchaço

Algum inchaço é normal após a cirurgia. Ele atinge seu pico máximo em cerca de 72 horas. Aplique a bolsa de gelo no lado operado da face por 10 minutos, em intervalos de 5 minutos. Repetir essa aplicação várias vezes durante o dia. Utilizar o gelo nas primeiras 48 horas. O gelo é extremamente importante para evitar inchaços exagerados. Recomenda-se proteger a pele, com vaselina ou cremes hidratantes para evitar queimaduras. A região volta ao normal de 4 a 21 dias, dependendo da extensão da área operada.
Eventualmente poderão ocorrer hematomas ou equimoses (manchas arroxeadas na pele). Isso é mais comum em pessoas de pele clara. Essas manchas geralmente desaparecem espontaneamente entre 7 e 14 dias.

 

 

Sangramento

Um pequeno sangramento é normal nas primeiras horas. Aconselha-se não cuspir ou fazer bochechos nas primeiras 24 horas após a cirurgia. Se ocorrer um sangramento mais intenso, umedeça uma gaze em soro fisiológico ou em água filtrada gelada, dobre-a, coloque-a sobre o local da cirurgia e morda-a firmemente por aproximadamente 30 minutos. Se precisar, repita a operação com a gaze. Utilizar o antisséptico no segundo e no terceiro dia após a cirurgia na forma de bochechos suaves.

 

Restrições

Na primeira semana após a cirurgia, é normal sentir algum desconforto ao mastigar ou abrir a boca (bocejar, por exemplo). Para aliviar a sensação dolorosa, faça compressas com calor (bolsa com água morna) a partir do quarto dia na região dolorida da face e siga a medicação indicada. Algumas cirurgias podem causar rigidez muscular e dificuldade de abrir a boca (trismo). Isto dependerá do tipo, extensão e tempo da cirurgia. Além de características específicas de cada paciente. O trismo é uma reação normal que pode durar entre sete e 21 dias.

 

Alimentação

Não pare a alimentação! Dê preferência aos alimentos moles e frios nas primeiras 48 horas (sucos, vitaminas, sopas, iogurte, sorvetes, etc.). Beba muito líquido nos próximos dias. Nos dias seguintes, avançar gradativamente para uma dieta mais consistente, mastigando sempre do lado oposto ao da cirurgia ou utilizando os dentes da frente, no caso de ter sido operado os dois lados.

 

 

Atividades

Reduza as atividades nos primeiros dias. Evite exposição prolongada ao Sol. Evite correr ou fazer exercícios físicos. Ao deitar, manter a cabeça mais elevada que o resto do corpo, numa inclinação de 45°.

 

Escovação

Boca higienizada cura mais depressa! Mas tenha cuidado ao escovar os dentes para não lesar o local da cirurgia. Após a alimentação, fazer higiene oral normal na área que não sofreu cirurgia e com um cotonete retirar delicadamente os resíduos da área que sofreu cirurgia. Faça bochechos suaves, usando o enxaguatório bucal prescrito, na forma indicada.

 

 

Evitar

Evite fumar ou consumir bebidas alcoólicas durante a recuperação! Evite alimentação ácidas, condimentadas, salgadas ou temperadas com vinagre, durante, no mínimo 72 horas após a cirurgia. Evite cuspir com frequência. Evite tocar o local operado com palitos, língua e, principalmente, com os dedos.

 

Medicamentos

Tome a medicação prescrita corretamente! Não tome outros medicamentos sem prescrição. Qualquer reação desagradável relacionada à medicação dever ser comunicada imediatamente.

 


Sedação

Em cirurgias realizadas com sedação o paciente pode apresentar sonolência durante todo o dia. Sendo assim, é importante que ele vá acompanhado ao consultório, para que não seja preciso dirigir ou participar de qualquer atividade que exija total consciência. Em alguns casos o acompanhante é importante até para procedimentos simples como banho, alimentação, etc.

 

Sutura

Os pontos (suturas) são geralmente removidos entre sete e 14 dias após a cirurgia.

Em caso de qualquer dúvida ou anormalidade, entre em contato imediatamente com o cirurgião.

 


 

Dr. Auriones D Avila
Especialista em Implantodontia
CRO/GO 7051 
[email protected]

Dr. Leonardo Camargo
Cirurgião Bucomaxilofacial e Especialista em Implantodontia
CRO/GO 7051 
(62) 98554-2716


(62) 3541-0849
(62) 98411-2718

Av. Deputado Jamel Cecílio, Nº 2.496 - Sl. B13, Edifício New Business Style - CEP 74810-100, Jardim Goiás
Goiânia - GO

[email protected]


Redes Sociais  
© 2019 - CDE Odontologia

Produção