(62) 3541-0849  |  (62) 98552-2717
 

Área do Paciente


Placa Miorrelaxante

Conheça como funcionam as placas para tratamento de bruxismo e DTM


Publicado em 02 Abril 2022

Compartilhe:      

 

PLACAS PARA TRATAMENTO DE BRUXISMO E DTM


As placas utilizadas no tratamento de bruxismo e DTM, também conhecidas como placas miorrelaxantes, são acessórios feitos de acrílico, confeccionadas no formato exato da arcada dentária de cada paciente. Elas são indicadas para quem sofre de disfunções bucais, pois aliviam os principais sintomas do problema, como dor e tensão na região da boca, mandíbula e cabeça, além de evitar o desgaste dos dentes e articulações. 
A placa é como um aparelho móvel feito sob medida e personalizado de acordo com o diagnóstico e plano de tratamento do paciente, evitando que se desenvolvam problemas de mordida aberta anterior, extrusões e migrações dentárias, desgastes dentários, entre outros.

 

COMO FUNCIONA O TRATAMENTO?


Você já deve ter visto que o bruxismo pode causar um grande desgaste nos dentes, danos nas gengivas, dores musculares, cansaço e desconforto na mandíbula, lesões nas articulações têmporo mandibular, entre outras complicações. Para evitar todos esses sintomas e danos, o cirurgião dentista indica a utilização da placa de mordida. No entanto, para surtir efeito, o dispositivo precisa ser indicado por um especialista e ser utilizado corretamente pelo paciente. Deve-se selecionar apropriadamente o tipo de material a ser utilizado na confecção das placas e a indicação de uso, pois cada uma é direcionada para atuar em um tratamento específico. É importante lembrar que as placas não são a única terapia para tratamento de disfunções têmporo mandibulares ou bruxismos. Elas podem ser associadas a outras terapias como uso de medicação, sessões de terapia psicológica, fisioterapia, aplicação de botox, viscossuplementação com ácido hialurônico e até mesmo cirurgias. 

 

 

SIGA AS RECOMENDAÇÕES DO SEU CIRURGIÃO DENTISTA DURANTE TODO O TRATAMENTO


Algumas pacientes acreditam que a placa de bruxismo precisa ser usada apenas na hora de dormir. Mas isso vai depender de cada disfunção. Elas devem ser utilizadas durante à noite, para pacientes que têm bruxismo do sono, e no período noturno e diurno para aqueles que desenvolvem o problema durante dia ou apertamento dentário. É importante examinar cada situação individualmente para indicar o uso correto do acessório. Cada caso requer cuidados específicos. 

 

FAÇA A HIGIENE BUCAL DOS DENTES E DA PLACA


Passo a passo de como limpar a placa de bruxismo

 

1. Com água corrente, remova o excesso de saliva e resíduos da placa;

2. Usando uma escova de dentes macia e um sabonete neutro, escove a parte de dentro da placa. Não utilizar dentifrícios pois causam arranhões na placa;

3. Em seguida, escove o lado de fora, fazendo movimentos bem suaves. Também podem ser utilizados limpadores para próteses antibacterianos, em que a placa deve ser deixada em imersão por alguns minutos, ao menos, uma vez na semana.

4. Enxágue a placa até remover toda a espuma do sabonete;

5. Seque bem a placa de bruxismo com papel toalha;

6. Guarde dentro da caixinha de proteção em um local fresco e seguro. Assim você consegue evitar o acúmulo de bactérias e fungos.

 

Os cuidados devem ser diários e o dispositivo deve ser mantido seco e limpo sempre após o uso. Aproveite o momento para fazer a sua higiene bucal e manter seus dentes sempre bonitos e saudáveis.
 

 

Dr. Leonardo Camargo
Cirurgião Bucomaxilofacial e Especialista em Implantodontia
CRO/GO 7051 
(62) 98554-2716

 

 


(62) 3541-0849
(62) 98552-2717

Av. Deputado Jamel Cecílio, Nº 2.496 - Sl. B13, Edifício New Business Style - CEP 74810-100, Jardim Goiás
Goiânia - GO

atendimento@cdeodontologia.com.br

© 2022 - CDE Odontologia

Produção