(62) 3541-0849  |  (62) 98552-2717
 

Blog


Quando nascem os primeiros dentinhos

O processo é natural, mas muitas vezes pode ser doloroso. Mordedores gelados e massagens ajudam a aliviar o desconforto que aparece nessa fase


Publicado em 31 Julho 2016

Compartilhe:      

Por volta dos seis meses de idade, os primeiros dentes de leite começam a aparecer nos bebês. A primeira dentição se completa aos 3 anos de idade, mas até lá, gengivas inchadas e avermelhadas, excesso de saliva, tosse leve, febre baixa e uma necessidade sem fim de morder tudo o que vê pela frente para aliviar a dor são sinais comuns de que os dentes já estão a caminho.

Podem acontecer também grandes mudanças de humor: seu filho fica mais agitado, não come tão bem e passa a dormir mal, por isso os mordedores são ótimas saídas. Uma dica: você pode colocar os mordedores dentro da geladeira para ficarem mais geladinhos, já que a baixa temperatura provoca um efeito anestésico e alivia a coceira da gengiva. Outra boa ideia é oferecer alimentos duros para as crianças ficarem mordendo, como cenoura, por exemplo.

Quando os dentes molares começarem a nascer, a partir de 1 ano e meio, é hora de colocar alimentos mais consistentes na dieta da criança, para estimular a mastigação. O ato de mastigar é importante para o desenvolvimento da arcada, que no futuro vai receber os dentes permanentes. Além disso, a mastigação ajuda no melhor posicionamento da língua.

O que vem por aí
Cada dente tem um período mais ou menos certo para nascer. Mas lembre-se sempre de que cada caso é um caso e o desenvolvimento de cada criança é único. Por isso, quando aparecer qualquer dúvida, procure o pediatra de confiança.
Entre 6 e 8 meses: nascem os quatro dentes da frente, da parte superior e inferior e o dentes laterais superiores.
Entre 9 e 14 meses: nascem os dentes laterais inferiores e os primeiros molares.
Entre 15 e 18 meses: nascem os caninos superiores e inferiores.
Entre 19 e 24 meses: nascem os segundos molares.

Mitos e verdades
Saiba o que realmente acontece quando os dentes do seu filho estão para chegar. Nem tudo o que ouvimos de vizinhos, familiares e conhecidos é verdade.
Diarreia: pode acontecer, principalmente porque as crianças levam muito as mãos sujas na boca durante essa fase.
Febre: pode acontecer, mas se demorar a passar ou se a febre for muito alta, ela pode não estar ligada à dentição.
Perda de apetite: algumas crianças podem perder a vontade de comer por causa do inchaço nas gengivas
Excesso de saliva: a relação não é clinicamente comprovada, mas algumas crianças podem babar mais.
Vontade de morder: acontece e muito! Todos os objetos viram alvo dos dentinhos das crianças.

Curiosidade
É comum soprarmos a comida do bebê antes de dar, para não chegar muito quente à boca. Mas o ideal é esperar a comida esfriar sem soprar, porque por meio do sopro podemos transmitir bactérias que causam cáries nas crianças.


(62) 3541-0849
(62) 98552-2717

Av. Deputado Jamel Cecílio, Nº 2.496 - Sl. B13, Edifício New Business Style - CEP 74810-100, Jardim Goiás
Goiânia - GO

atendimento@cdeodontologia.com.br

© 2024 - CDE Odontologia

Produção