(62) 3541-0849  |  (62) 98552-2717
 

Blog


Por que sentimos sede depois de escovar os dentes?

Substância contida nas pastas de dente resseca a boca e provoca a necessidade de líquidos


Publicado em 17 Maio 2021

Compartilhe:      

 

O nome dela é Lauril Sulfato de Sódio. Ela funciona como uma espécie de detergente e é a responsável pela limpeza e pela espuma durante a escovação. O LSS tem a função de ajudar na prevenção da cárie, mas como é um derivado do sódio (sal) acaba causando alguns efeitos colaterais como o recessamento da mucosa bucal.

Além disso, essa substância afeta as papilas gustativas, que estão presente em toda a língua e são as grandes responsáveis pela capacidade de sentir o gosto das coisas, nos impedindo temporariamente de sentir certos sabores, principalmente o doce. Com a língua e a boca ressecadas e sem sentir certos gostos, sentimos a necessidade de ingerir líquidos.

Sintoma rápido 
A boa notícia disso tudo é que essa sensação dura pouco tempo, pois o LSS fica um curto tempo em contato com as papilas gustativas durante a escovação. Mas a má notícia é que ele tem parceiros nessa missão de ressecamento bucal.

As pastas de dente também costumam ter aromatizantes e tensoativos (substâncias capazes de alterar as propriedades de uma substância) e todas elas ressecam a mucosa da boca, causando sede.

Por outro lado, para exterminar essa sede toda basta beber muita água o que é bom para a saúde bucal, pois ela hidrata toda a boca e contribui favoravelmente com a qualidade e a quantidade do fluxo salivar.

Problemas bucais 
Apesar desse problema da sede parecer inofensivo, a coisa não é tão simples assim. O ressecamento da boca causado por essas substâncias presentes em certas pastas de dente pode trazer outros danos para a saúde bucal. Atualmente, pesquisadores estabeleceram uma ligação entre o aparecimento de aftas em algumas pessoas e o uso de pastas de dentes contendo o Lauril Sulfato de Sódio.

Além disso, o ressecamento pode causar uma descamação da mucosa, fazendo com que resíduos e células mortas se acumulem sobre a língua formando a saburra lingual (camada esbranquiçada que se fixa no fundo da língua), um dos principais vilões do bom hálito. Esse ressecamento ainda pode causar um gosto amargo na boca e até ardência bucal.

Por isso, se sua resposta foi sim para a pergunta feita no início, procure seu dentista e converse com ele sobre isso, ele saberá te indicar os melhores produtos e dar dicas para evitar problemas bucais.

Fonte: saude.terra.com.br


(62) 3541-0849
(62) 98552-2717

Av. Deputado Jamel Cecílio, Nº 2.496 - Sl. B13, Edifício New Business Style - CEP 74810-100, Jardim Goiás
Goiânia - GO

atendimento@cdeodontologia.com.br

© 2024 - CDE Odontologia

Produção