(62) 3541-0849  |  (62) 98411-2718

Blog


Sorriso impecável: correção da gengiva pode ser necessária

A cirurgia gengival estética para a correção do sorriso gengival recupera a exposição excessiva das gengivas, devolvendo harmonia e equilíbrio para o seu sorriso.


Publicado em 30 Outubro 2017

Compartilhe:      

 

O brasileiro é um povo que sorri bastante e que, também por esse motivo, vem investindo cada vez mais no sorriso. A Odontologia Estética está em alta e traz inúmeras novidades para que se possa ter dentes claros, alinhados e num formato ideal para cada pessoa. Mas o que nem todo mundo sabe é que é possível corrigir a gengiva – tecido mole que circunda os dentes, mas que também os protege ao prover sustentação.

As gengivas podem interferir na beleza de um sorriso. Quando olhamos diretamente para um rosto, quanto mais simétricos forem os lados direito e esquerdo da face, mais harmônica será a fisionomia. O mesmo acontece com nossas gengivas. A cor deve combinar com a cor da pele e a simetria entre os lados direito e esquerdo do sorriso constitui um item muito importante, assim como a altura que o lábio superior alcança num sorriso espontâneo e o quanto de gengivas são mostradas nessa situação.

Uma gengiva bonita acrescenta ‘algo a mais’ a um sorriso, devendo estar bem posicionada com relação à coroa dentária. É importante que a gengiva deixe aparente todo o esmalte dentário sem mostrar porções de raízes. Ao cuidar de um sorriso, garantimos que não haja pontos de inflamação ou sangramento, que as papilas (porção de gengiva que preenche o espaço entre os dentes) estejam bem preservadas, que a cor da gengiva seja adequada à cútis do indivíduo e que ela apareça moderadamente. Quando a gengiva se mostra em excesso num sorriso, temos o que chamamos de ‘sorriso gengival’.

 

 

Entretanto, quando está fora dos padrões, a gengiva pode afetar também a fala, a respiração e a mastigação de uma pessoa. Há casos que o paciente, por questões genéticas, tem nódulos na gengiva, que resta pouco espaço para a língua, interferindo enormemente na fala, na respiração, no posicionamento dentário e na higiene dos dentes. Esse tipo de caso é bastante raro, mas ilustra bem a importância de se ter uma gengiva saudável e harmônica.

A cirurgia plástica da gengiva, ou gengivoplastia, permite mudar desde a cor dos tecidos gengivais até a posição dos lábios através de procedimentos realizados no consultório. A quantidade de técnicas é muito grande e depende da necessidade ou da vontade do paciente. Em casos extremos, pode ser necessário remover tecido ósseo para se reposicionar a gengiva de forma adequada. As cirurgias plásticas gengivais são utilizadas para mudar a cor de gengivas muito escuras, aumentar a faixa de tecido gengival, cobrir raízes dentárias expostas, diminuir a discrepância que acontece no sorriso gengival etc. As aplicações são várias, podendo ser restritas a um único dente ou abranger todo o sorriso.

Fonte: aquitemsorisso.com.br


(62) 3541-0849
(62) 98411-2718

Av. Deputado Jamel Cecílio, Nº 2.496 - Sl. B13, Edifício New Business Style - CEP 74810-100, Jardim Goiás
Goiânia - GO

[email protected]


Redes Sociais  
© 2017 - CDE Odontologia

Produção