(62) 3541-0849  |  (62) 98411-2718

Blog


Esquecimento: o vilão da saúde bucal

No intervalo entre as aulas, no trabalho ou até mesmo em casa, é comum ingerir um lanche rápido, seguido de algum doce para acompanhar. Mas e os dentes, são escovados após estas refeições?


Publicado em 23 Abril 2017

Compartilhe:      

 

No decorrer do dia, realizamos três refeições principais: café da manhã, almoço e janta. Porém, entre os intervalos ingerimos uma série de alimentos práticos e em menor quantidade, como frutas, iogurte, barra de cereal e doces (balas, chicletes e chocolate), mas, nem sempre, higienizamos os dentes após o famoso “cafezinho”.
 
Para que o esquecimento seja evitado, a escova de dente, o creme dental e o fio dental devem estar sempre acessíveis e aparentes na mochila escolar, na pasta do trabalho ou na bolsa. A escovação é a principal maneira de prevenir as cáries e deve ser realizada ao longo do dia sempre que necessário, a fim de impedir o surgimento da placa bacteriana.

Quando um alimento é ingerido, independentemente da sua qualidade nutricional (fruta, doces, vegetais), os dentes devem ser limpos. Cinco minutos após o consumo, as bactérias responsáveis pela formação de cáries já agem. Por isso, escová-los e não aguardar um grande período para a realização da higiene bucal é fator decisivo na prevenção.

 

 

 

 
Mas e no caso de esquecimento?
Com a rotina repleta de atividades, muitas vezes a necessaire, com todos os produtos de higiene bucal, é esquecida em casa.
 
Embora a higiene com escova de dente e fio dental seja a indicada pelos dentistas, existem métodos paliativos que podem servir – apenas em situações urgentes. No caso dos jovens ou das crianças, estes podem pedir o creme dental a um amigo e uma gaze (utilizada para curativos) à escola para a higienização. Já aos adultos, mascar um chiclete sem açúcar pode ajudar neste momento, pois irá “desgrudar” os alimentos dos dentes, minimizando a formação de placas bacterianas. Mas, ambas as situações, apenas em último caso.
 
A todas as idades, realizar consultas periódicas, de preferência a cada seis meses, é a melhor forma de zelar pela saúde bucal. Nas visitas de rotina, o dentista checa as condições dos dentes e da gengiva. E então, apenas se houver necessidade, realiza algum tratamento, conclui Hardt, e que em casos de problemas bucais mais delicados, este intervalo pode variar.
 


Dicas de cuidados com a saúde bucal

- Visite o dentista a cada seis meses;

- Não se esqueça de escovar a língua;

- Use o fio dental;

- Troque a escova a cada três meses ou quando perceber que as cerdas estão começando a deformar;

- Evite morder objetos como lápis e canetas;

- Mantenha uma alimentação saudável, rica em fibras e com baixo teor de açúcares e carboidratos;

- Evite doces, refrigerantes e bebidas ácidas.

 

Fonte: uniodonto.com.br


(62) 3541-0849
(62) 98411-2718

Av. Deputado Jamel Cecílio, Nº 2.496 - Sl. B13, Edifício New Business Style - CEP 74810-100, Jardim Goiás
Goiânia - GO

[email protected]


Redes Sociais  
© 2019 - CDE Odontologia

Produção