Dor nos dentes ao ingerir doces é sinal de alerta para sensibilidade

Aquela sobremesa deliciosa está causando dor? Fique atento!

Publicado em 04 Outubro 2018

Você vai ansioso pegar aquela sobremesa gostosa na geladeira, mas ao morder o primeiro pedaço...que dor! Parecida com um choque, ela dura alguns segundos, o suficiente para incomodar e preocupar. A chamada sensibilidade dentária pode acabar com momentos deliciosos como esse. A razão disso, é que a sensibilidade dentária acontece quando a dentina – tecido coberto pelo esmalte do dente – fica exposta, seja por diminuição da gengiva, fratura ou queda de restaurações já existentes, causando esse desconforto.

IDENTIFICAR A CAUSA DA SENSIBILIDADE É IMPORTANTE

Normalmente, a dor surge após o contato com alimentos doces e ácidos, mas você também pode sentir com os muito quentes ou muito gelados. O primeiro passo é o paciente consultar seu dentista para descobrir a real causa das dores. Como a pessoa só procura ajuda depois que sente a dor, é preciso avaliar o tamanho do problema. Se a pessoa só sentir as pontadas quando tiver contato com bebidas e alimentos, e elas não forem muito fortes e passarem rapidamente, bochechos com soluções mais concentradas de flúor e o uso de cremes dentais especiais para esses casos, podem controlar.

Já a aplicação de vernizes de flúor ou a restauração das áreas sensibilizadas são indicadas para casos mais graves e que podem exigir um tratamento mais longo. Nada de buscar na internet soluções caseiras. Com exceção dos casos em que o paciente está sob supervisão de um profissional, o tratamento certo é nos consultórios dentários e deve ser feito o quanto antes para evitar que a estrutura dental fique mais comprometida. Somente o cirurgião-dentista é quem pode fazer o diagnóstico correto e dizer qual método seguir.

COMO PREVENIR A SENSIBILIDADE DENTÁRIA

-  Tenha sempre uma boa higiene bucal. Procure retirar a placa bacteriana, garantindo que todas as superfícies dos dentes ficaram limpas. Use corretamente a escova e o fio dental, além de cremes dentais e enxaguatórios indicados para dentes sensíveis.

- Escolha uma escova de cerdas macias e não use muita força durante a escovação.

- Controle o que você come e bebe. Evite escovar os dentes logo depois de consumir alimentos ácidos. Neste caso, a escovação ajuda a esfregar o ácido ainda mais no dente, causando desgaste. O ideal é esperar uns 30 minutinhos depois de comer.

Fonte: www.sorrisologia.com.br

Quer saber mais? Venha para a CDE Odontologia.

Ligue (62) 3541-0849 e agende sua avaliação.

Av. Deputado Jamel Cecílio, Nº 2.496 - Sl. B13, Edifício New Business Style - CEP 74810-100, Jardim Goiás
Goiânia - GO

Redes Sociais