|  (62) 3541-0849
 

Blog


Dicas para aliviar a dor depois da manutenção do aparelho ortodôntico

É comum sentir um desconforto após a manutenção do aparelho por causa dos ajustes para corrigir o posicionamento dental. Confira a seguir algumas dicas que separamos para te ajudar a aliviar esse desconforto


Publicado em 25 Agosto 2021

Compartilhe:      

 

O aparelho ortodôntico é indicado para corrigir o posicionamento dental e traz benefícios a médio e longo prazo. O tempo de duração do tratamento depende da indicação do dentista e da evolução, durante esse período, para alcançar o objetivo esperado. Além de corrigir a posição dos dentes, ele previne disfunções na mastigação, na fonação e até na respiração.


Durante o acompanhamento de manutenção é provável que nos primeiros dias exista algum desconforto. É possível seguir passos simples e dicas caseiras para ajudar no alívio da dor no paciente. Acompanhe a seguir.


Como diminuir o desconforto após a manutenção?

Para realizar o tratamento completo e conseguir um sorriso mais bonito, saudável e harmônico, é necessário fazer o acompanhamento e manutenções como indicado pelo dentista.
Após as manutenções, algumas dicas para aliviar o incômodo que o aparelho ortodôntico pode causar.

 

Evite alimentos duros nos primeiros dias 
Alimentos muito duros podem aumentar o desconforto. Opte nos primeiros dias por alimentos mais líquidos e pastosos que não exijam muita ou nenhuma mastigação.

 

 

Faça compressas de gelo
As compressas de gelo são uma ótima opção para aliviar a região dolorida. Elas funcionam como uma forma de anestésico e ainda evita possíveis inflamações.

 

Use analgésicos indicados pelo ortodontista
Quando recomendados pelo ortodontista, os analgésicos podem ajudar a aliviar o desconforto, em caso de dor mais forte. É fundamental seguir a recomendação do dentista e tomar a dosagem adequada.

 

 

Utilize cera dental e pomadas anestésicas
Peça indicação para seu ortodontista de cera dental e pomadas anestésicas de confiança. Elas irão ajudar no momento pós manutenção do aparelho.

 

Tome chá de camomila
Além dos diversos benefícios do chá de camomila para o corpo, ele diminui a dor provocada pela pressão do aparelho ortodôntico e acalma a gengiva inflamada.

 

Outras dicas

  • - Enxague a boca com água salgada;
  • - Use creme dental para dentes sensíveis;
  • - Dê preferência a escovas com cerdas macias;
  • - Faça bochechos com água e bicarbonato de sódio.

 
Quer saber mais sobre o tratamento com aparelho ortodôntico ou outros tratamentos disponíveis na CDE? Entre em contato pelo nosso telefone (62) 3541-0849 ou através das nossas redes sociais e agende uma consulta com nossos especialistas.
 



(62) 3541-0849

Av. Deputado Jamel Cecílio, N? 2.496 - Sl. B13, Edifício New Business Style - CEP 74810-100, Jardim Goiás
Goiânia - GO

atendimento@cdeodontologia.com.br

© 2021 - CDE Odontologia

Produção