|  (62) 3541-0849
 

Blog


Quais são as causas das aftas?

Situações como imunidade baixa, consumo de alimentos muito ácidos, ingestão de alguns medicamentos, estresse, problemas gástricos e a acidez do estômago podem favorecer o surgimento das aftas.


Publicado em 17 Março 2021

Compartilhe:      

 

Quem já sofreu com aquelas feridinhas na boca sabe o quanto fica desconfortável realizar as coisas mais simples do dia a dia, como comer e conversar. As aftas surgem principalmente na parte interna das bochechas e dos lábios, na língua, na base da gengiva e no céu da boca e podem surgir por diferentes motivos.

O que causa as aftas na boca?

As aftas podem surgir por um ou vários fatores combinados como lesão causada por tratamento dentário, mordida na língua ou bochecha e até mesmo lesões na prática de esportes. Consumo de alimentos muito ácidos também favorece o surgimentos das aftas, como chocolate, café, frutas cítricas e comidas com excesso de sal. 

A carência de nutrientes como ferro, ácido fólico, vitamina B12 e zinco e doenças que afetam o sistema imunológico também contribuem para o aparecimento de aftas. Além disso, alterações hormonais e fatores psicológicos como estresse e ansiedade afetam as funções do sistema imune fazendo com que essas lesões apareçam. 

Quando procurar o dentista?

Caso sinta muita dor e incômodo na hora de comer, seu dentista pode indicar algum medicamento que irá trazer alívio. Além disso, se as aftas durarem mais de 2 semanas, pode ser um indício de que algo a mais está errado com o seu corpo. Nesse caso, é necessário procurar um dentista para um diagnóstico preciso.

 

 

Alguns sinais de que deve procurar ajuda profissional:

•    As aftas são muito grandes e frequentes;
•    As aftas demoram mais de 2 semanas para desaparecer;
•    Começam a surgir lesões nos lábios;
•    A dor ao engolir ou mastigar não passa mesmo com o uso de analgésicos.

Sofre com aftas recorrentes, que duram mais de duas semanas?

Procure a CDE! A melhor clínica odontológica de Goiânia.

Ligue (62) 3541-0849 e agende sua avaliação.

 



(62) 3541-0849

Av. Deputado Jamel Cecílio, N? 2.496 - Sl. B13, Edifício New Business Style - CEP 74810-100, Jardim Goiás
Goiânia - GO

atendimento@cdeodontologia.com.br

© 2021 - CDE Odontologia

Produção