(62) 3541-0849  |  (62) 98552-2717
 

Blog


Arroz Integral Emagrece ou é Mito?

Algumas pessoas se perguntam se o arroz integral emagrece, e essa dúvida é muito pertinente, já que mesmo sendo integral esse tipo de arroz ainda é um carboidrato (responsável pelo acúmulo de gordura no corpo). Descubra aqui a verdade sobre esse alimento!


Publicado em 24 Agosto 2016

Compartilhe:      

 

Em uma pequena comparação, o arroz branco nada mais é que um cereal que passa por um processo industrial em que os grãos são refinados e ficam com aquela aparência branquinha que todo mundo gosta.
O arroz integral, por outro lado, mantém a casca e o farelo original, por isso é rico em fibras que ajudam a manter o bom funcionamento do intestino, além de manterem a saciedade por mais tempo.

Arroz Integral Emagrece

Essa versão do arroz ainda apresenta um teor maior de proteínas, cálcio, tiamina, magnésio, potássio e nutrientes em relação ao arroz branco.
Quem tem problemas relacionados a diabetes também tem no arroz integral um forte aliado da saúde, já que esse alimento possui baixo índice glicêmico, que ajuda a diminuir os picos de insulina.

Por que o arroz integral emagrece?

1- O arroz integral te satisfaz

Por possuir baixa densidade, o arroz integral garante a sensação de saciedade por mais tempo e com menos quantidade de alimento do que se fosse a versão refinada.
Ao ingerir arroz integral você fica mais satisfeito e consome menos calorias (porque uma pequena porção de arroz é o suficiente).

2- É rico em fibras

As fibras presentes nesse alimento são benéficas para todos sistema digestório. Elas facilitam a digestão e, consequentemente isso reflete no bom funcionamento do intestino, o que é essencial para quem quer perder peso, pois isso garante que seu corpo elimine o que você comeu.
As fibras também melhoram o metabolismo, outra característica importante para quem precisa emagrecer.
Uma xícara de arroz integral possui cerca de 3,5 gramas de fibras, ou seja, 15% da sua necessidade diária desse tipo de nutriente.

3- O arroz integral emagrece

Ao contrário do arroz branco (refinado), o integral mantém grande parte de seus componentes nutricionais mesmo após passar pela indústria. A ciência comprova que grãos integrais ajudam na perda de gordura abdominal graças aos seus nutrientes e ao baixo percentual de calorias.

4- O arroz integral é benéfico para a saúde

As vantagens da versão integral do arroz não servem apenas para quem está de dieta. Em geral, o grão contém várias vitaminas, além de potássio, ferro, manganês e outros nutrientes.
É um alimento que sacia e ao mesmo tempo não engorda (quando consumido com moderação) e pode ser combinado com os outros alimentos presentes na sua alimentação, já que substitui plenamente o arroz branco.

5- É uma fonte de proteína

Outra vantagem sobre o arroz branco: a versão integral possui 5 gramas de proteína! Ou seja, quando combinado a vegetais, saladas, carnes magras e peixe, torna-se uma refeição completa para atletas e frequentadores de academias, além de ser mais um benefício para quem precisa perder peso.

Mas fique atento!

O arroz integral emagrece se consumido com moderação
Quando comparado ao arroz branco, a versão integral é a melhor pedida em termos nutricionais, mas pode causar efeito rebote se ingerido em excesso, portanto, o arroz integral emagrece apenas quando consumido com moderação.
O arroz integral emagrece porque pode ser inserido em qualquer tipo de dieta, pois seus nutrientes são inúmeros se comparados ao arroz branco. É um alimento de fácil digestão, o que também o torna indicado para casos de problemas estomacais e outros em que o processamento dos alimentos se torna difícil pelo organismo.
É importante que se faça um consumo moderado, pois ainda sim é um ipo de carboidrato. por isso consultar um nutricionista para saber qual a quantia adequada para o seu caso é importante.

Fonte: suasdicasdesaude.com.br


(62) 3541-0849
(62) 98552-2717

Av. Deputado Jamel Cecílio, Nº 2.496 - Sl. B13, Edifício New Business Style - CEP 74810-100, Jardim Goiás
Goiânia - GO

atendimento@cdeodontologia.com.br

© 2022 - CDE Odontologia

Produção