(62) 3541-0849  |  (62) 98552-2717
 

Blog


Conheça os alimentos que podem escurecer os dentes

Sem o devido cuidado, alguns alimentos podem escurecer e causar manchas no esmalte dos dentes. Confira uma lista com 6 alimentos que podem causar esse efeito e como fazer para evitar esse problema


Publicado em 11 Agosto 2021

Compartilhe:      

 

Um sorriso branco e perfeito é o sonho de muitas pessoas. Para alcançar esse objetivo, além de realizar alguns tratamentos como clareamento, é preciso tomar cuidado com a saúde bucal e a ingestão de alguns alimentos. 

A pigmentação de certos tipos de alimentos pode ser prejudicial para o esmalte dos dentes e também para o sucesso de alguns tratamentos estéticos. Além dos alimentos, o escurecimento dos dentes também pode ser causado por canal, necrose e pelo uso contínuo de antibióticos. 

Veja a lista que preparamos de alimentos que podem escurecer os dentes.

 

Café

Os polifenóis ácidos provocam manchas amareladas e descoloração do esmalte do dente, ajudando a escurecer por causa da acidez. O surgimento de manchas por consumo de café podem surgir muito rápido e, para amenizar esse efeito, é preciso diminuir o consumo diário dessa bebida. 

 

 

Refrigerante

Por serem ácidos, também afetam o esmalte do dente e possuem corantes que contribuem para o aparecimento de manchas. Principalmente nos sabores limão e cola.

 

Doces

Bebidas e alimentos ricos em açúcar ajudam a desenvolver bactérias que destroem o esmalte dos dentes, provocam o escurecimento e colaboram para o surgimento de cáries.

 

Beterraba

Apesar de saudável, ela também pode contribuir para esse efeito indesejado. Uma medida que pode ajudar a evitar é ingerir sucos e sopas com canudo para evitar o contato com os dentes, caso esses já apresentam alguma mancha.

 

Vinho

Uma bebida apreciada por muitas pessoas, mas pode se tornar um vilão para os dentes brancos. A uva é naturalmente cheia de pigmentos e alguns vinhos levam também corantes e conservantes na composição. É importante ingerir com moderação.

 

Frutas escuras como amora, cereja, uva e açaí

As frutas escuras também podem ser causadoras de manchas e escurecimento dos dentes por possuírem uma pigmentação intensa. 

 

 

Fique atento

Para evitar esse escurecimento dos dentes é sempre preciso ficar atento à acidez da boca e dos alimentos ingeridos, além do excesso de pigmentos ou corantes encontrados em certos tipos de comidas e bebidas. 

Outro cuidado necessário é sempre escovar bem os dentes após as refeições e manter sua rotina de visitas ao dentista sempre em dia. Afinal, a manutenção é necessária para deixar seu sorriso sempre bonito, saudável e branquinho. 

 

Entre em contato pelo número (62) 3541-0849, saiba mais sobre procedimentos realizados na CDE e agende sua visita!
 


(62) 3541-0849
(62) 98552-2717

Av. Deputado Jamel Cecílio, Nº 2.496 - Sl. B13, Edifício New Business Style - CEP 74810-100, Jardim Goiás
Goiânia - GO

atendimento@cdeodontologia.com.br

© 2024 - CDE Odontologia

Produção