(62) 3541-0849  |  (62) 98552-2717
 

Blog


Porque sinto a língua cortada após consumir alimentos como abacaxi?

Sente a língua cortada depois de comer abacaxi? Fique tranquilo, você não é o único. Saiba por que isso acontece com sua boca e como se cuidar.


Publicado em 07 Junho 2018

Compartilhe:      

 

A língua é responsável por diversas funções e é um órgão muito importante no processo de digestão. Além disso, suas papilas gustativas são responsáveis pelo sabor, textura e temperatura daquilo que está entrando na cavidade bucal. No entanto, a membrana desse órgão é caracterizada por sua sensibilidade. Por isso é comum que pacientes tenham a sensação dela estar cortada após comer alguns alimentos, como o abacaxi. Mas, porque isso acontece? Veja as explicações sobre esse assunto.

 

CONHEÇA OS PROBLEMAS QUE PODEM ACONTECER NA LÍNGUA

Muitas pessoas se preocupam somente com os dentes e gengiva, mas a língua também é um importante elemento para a saúde bucal. Alguns problemas também podem afetar essa região e causar bastante incômodo. Existem casos específicos em que a ardência pode estar associada a outros fatores, como uso de medicamentos, deficiências nutricionais, alterações hormonais, quadros de depressão ou até por diminuição de fluxo salivar. Além disso, vale destacar que a redução da saliva pode ser resultado da desidratação da mucosa, que acaba favorecendo o aparecimento de lesões na área e hipersensibilidade. A sensação de queimação na língua é algo comum de acontecer, seja provocada por um líquido ou alimento muito quente em contato com a mucosa.

 

O QUE CAUSA SENSAÇÃO DE LÍNGUA CORTADA?

Você já comeu algum alimento cítrico, como o abacaxi, e após isso ficou com a sensação de ter cortado a língua? Isso se explica pela acidez da fruta. O abacaxi contém grande concentração de uma enzima chamada bromelina, com capacidade de degradar proteínas, podendo agir sobre as nossas células e promover a sensação de dor e ardor. Esse quadro, portanto, é muito comum de acontecer. Especialmente se a fruta não estiver bem madura ou se for ingerida em excesso. Para a maioria dos casos, essa sensação de irritação no local é passageira. Além disso, pacientes que possuem a língua com uma anatomia mais favorável a fissuras são os principais a terem essa sensação.

 

SAIBA COMO TRATAR LÍNGUA CORTADA

Ao sentir a língua cortada, é importante tomar alguns cuidados para evitar o aparecimento de outras lesões, como aftas e úlceras por exemplo. Beber água fria, evitar temperos fortes e sal em excesso e manter uma alimentação leve são cuidados importantes para aliviar os sintomas iniciais. Em quadros mais severos, o profissional pode receitar o uso de medicações, para controlar a dor e inflamação.

 

Outra possibilidade é a aplicação de laser de baixa potência para ação analségica e, também, estimular a reparação do tecido. Além desses cuidados, vale lembrar que a higiene é muito importante para que o meio bucal esteja favorável para a cicatrização: use uma escova macia, um creme dental de baixa abrasividade e não esqueça o fio dental.

 

Fonte: Sorrisologia


(62) 3541-0849
(62) 98552-2717

Av. Deputado Jamel Cecílio, Nº 2.496 - Sl. B13, Edifício New Business Style - CEP 74810-100, Jardim Goiás
Goiânia - GO

atendimento@cdeodontologia.com.br

© 2024 - CDE Odontologia

Produção