(62) 3541-0849  |  (62) 98552-2717
 

Blog


A limpeza do aparelho ortodôntico pode influenciar no tempo do tratamento?

Problemas de saúde e aumento do tempo de uso do aparelho ortodôntico: cuide da sua higiene bucal e evite essas dores de cabeça.


Publicado em 06 Fevereiro 2017

Compartilhe:      

O período de uso do aparelho ortodôntico varia de pessoa para pessoa. Além do tempo de cada tratamento, a higienização do dispositivo também é um fator que pode influenciar a duração de sua utilização. De acordo com a ortodontista Fernanda Giovanini, não limpá-lo completamente pode ocasionar um tratamento mais longo. Para ela, quem quer terminar no tempo certo precisa “ser caprichoso e ter um cuidado maior com a limpeza”, recomenda.

A especialista explica que quando a higienização não é feita de maneira correta, a placa bacteriana passa a se acumular não apenas nos dentes, mas também no aparelho. Isso faz com que o atrito aumente e, assim, o deslizamento das peças seja prejudicado. Fernanda ainda conta que, em alguns casos, é preciso retirar o aparelho devido à inflamação da gengiva causada pela limpeza inadequada.

Mas o uso prolongado do aparelho não é o único resultado da falta de limpeza. Deixar de preocupar-se com a higiene bucal pode gerar outras complicações, como gengivite e endocardite bacteriana, uma inflamação das estruturas internas do coração que pode ser fatal. Por isso, para quem não quer ficar muito tempo com o sorriso metálico e deseja cuidar da saúde bucal, aí vão algumas dicas da especialista:

  • Sempre esteja com as mãos limpas quando for escovar os dentes e retirar ou recolocar o aparelho removível;
  • Use escovas com cerdas macias, ortodônticas e interdentais;
  • Crianças devem usar escovas dentais infantis;
  • A escovação deve ser feita sempre após as refeições ou a ingestão de bebidas (exceto água);
  • Fio dental: não o deixe de lado! Tente usá-lo a cada escovação ou, pelo menos, uma vez ao dia. Para que ele aja da melhor maneira possível, faça uso do passa-fio.

Ainda sobre os aparelhos móveis, a ortodontista tem mais recomendações:

  • Devem ser limpos com água em temperatura ambiente, sempre que forem recolocados;
  • Precisam ser deixados de molho, de duas a três vezes na semana. Para esse procedimento, pode ser usado vinagre ou pastilhas utilizadas para limpar próteses dentárias.

Então, agora você já sabe, né? Para que o seu tratamento ortodôntico seja feito dentro do tempo esperado, faça a sua parte: cuide da higiene bucal e da limpeza do aparelho.

Fonte: aquitemsorriso.com.br


(62) 3541-0849
(62) 98552-2717

Av. Deputado Jamel Cecílio, Nº 2.496 - Sl. B13, Edifício New Business Style - CEP 74810-100, Jardim Goiás
Goiânia - GO

atendimento@cdeodontologia.com.br

© 2024 - CDE Odontologia

Produção